A Agência de Meteorologia do Japão emitiu um alerta sobre o aumento das chuvas, especialmente no oeste do país, devido à presença de ar excepcionalmente quente e úmido que está se combinando com um sistema de baixa pressão e uma frente fria.
No período de uma hora até as 14h de sábado, a cidade de Osaka registrou impressionantes 40,5 milímetros de precipitação. Wakayama e Kyoto também foram afetadas, com 39 e 34 milímetros, respectivamente.
De acordo com os dados coletados até às 14h, 180 pontos de observação em todo o Japão registraram o maior volume de chuva para o mês de novembro em um intervalo de 24 horas.
Meteorologistas alertam que a frente de chuvas deve se deslocar em direção ao leste do Japão até a noite, trazendo consigo a possibilidade de fortes precipitações, principalmente na região do Pacífico no leste japonês.
Nas 24 horas seguintes, a previsão indica que a região de Tokai pode receber até 150 milímetros de chuva, enquanto Kinki e Shikoku devem enfrentar 120 milímetros, e Kanto-Koshin, 100 milímetros.
As autoridades meteorológicas estão emitindo avisos sobre o risco de deslizamentos de terra e pedem à população que tome precauções contra inundações em áreas baixas, transbordamentos e elevação dos níveis dos rios. Além disso, há alerta para raios, granizo e rajadas de vento, incluindo a possibilidade de tornados. Elas aconselham a população a evitar dirigir em ruas próximas a rios, que estejam no mesmo nível das margens, devido ao alto risco de inundações.