Atualidade

Nova Lei de Tráfego no Japão Aumenta a Segurança para Ciclistas

Data de Publicação: 02/11/2024

Autor: Notícias da Internet

Nova Lei de Tráfego no Japão Aumenta a Segurança para Ciclistas

Novas Regulamentações de Trânsito para Ciclistas Entram em Vigor no Japão

A partir de hoje, 1º de novembro, o Japão implementa novas e rigorosas regulamentações de trânsito para ciclistas, com a revisão da Lei de Trânsito Rodoviário.

Entre as principais mudanças, está a proibição do chamado “ciclismo distraído”. Agora, qualquer ciclista que cause um acidente ou crie uma situação perigosa enquanto usa um dispositivo móvel poderá enfrentar uma pena de até um ano de prisão ou uma multa de até 300 mil ienes (aproximadamente 1.980 dólares).

Além disso, os ciclistas que falarem ao celular ou olharem para seus dispositivos enquanto pedalam estarão sujeitos a uma penalidade de prisão de até seis meses ou uma multa de até 100 mil ienes (cerca de 660 dólares), mesmo que não causem um acidente.

As novas regras também endurecem as punições para aqueles que pedalam sob influência do álcool. Anteriormente, ciclistas só eram penalizados se estivessem tão alcoolizados que não conseguissem pedalar. Com a revisão, foi estabelecido um limite de 0,15 mg de álcool por litro de ar expirado, e os infratores poderão enfrentar penas de até três anos de prisão ou multas de 500 mil ienes (aproximadamente 3.300 dólares).

Além disso, veículos que combinam pedais e motores, conhecidos como ciclomotores, agora são classificados como motocicletas, mesmo que utilizados apenas com os pedais.

Segundo a Agência Nacional de Polícia do Japão, de janeiro a setembro deste ano, mais de 49 mil acidentes envolvendo bicicletas resultaram em ferimentos ou fatalidades, sendo 126 relacionados ao "ciclismo distraído".

Palavras-chave: regulamentações de trânsito Japão, ciclismo distraído, novas leis de trânsito, penalidades ciclistas Japão, segurança no trânsito, legislação de trânsito, acidentes de bicicleta Japão, uso de celular ao pedalar, multas para ciclistas, Lei de Trânsito Rodo