Atualidade

OMS autoriza uso emergencial de vacina japonesa contra MPOX

Data de Publicação: 20/11/2024

Autor: Notícias da Internet

OMS autoriza uso emergencial de vacina japonesa contra MPOX

A Organização Mundial da Saúde (OMS) autorizou o uso emergencial de uma vacina japonesa para combater a mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos.

Casos de mpox foram relatados em 80 países este ano, incluindo 19 na África. Em agosto, a agência da ONU declarou o surto de mpox uma "emergência de saúde pública de interesse internacional".

A doença é acreditada ter causado mais de 1.000 mortes na República Democrática do Congo, na África Central.

A OMS anunciou nesta terça-feira que adicionou a vacina desenvolvida pelo fabricante de vacinas KM Biologics, com sede em Kumamoto, à sua lista de uso emergencial.

A vacina é a segunda a ser aprovada para uso emergencial contra a mpox. Em setembro, a OMS já havia autorizado o uso de uma vacina desenvolvida por uma empresa farmacêutica com sede na Dinamarca.

Em um comunicado, a OMS afirmou que a "decisão deve facilitar o aumento e o acesso oportuno às vacinas em comunidades onde os surtos de mpox estão aumentando".

A OMS também informou que o governo japonês irá doar 3,05 milhões de doses da vacina, juntamente com agulhas especializadas para vacinação, para a RDC.

A vacina foi fabricada originalmente para prevenção da varíola, mas as autoridades japonesas a aprovaram também para uso contra a mpox em 2022.

Palavras-chave: OMS, uso emergencial, vacina japonesa, mpox, varíola dos macacos, KM Biologics, vacinas emergenciais, surto de mpox, República Democrática do Congo, Japão doa vacina, prevenção de varíola, saúde pública internacional