Princesa Mikasa falece aos 101 anos
Oficiais da Agência da Casa Imperial informaram que a Princesa Mikasa, cujo nome de nascimento era Yuriko, faleceu na manhã de sexta-feira, aos 101 anos. Ela era viúva do Príncipe Mikasa, irmão mais novo do falecido Imperador Showa.
A princesa foi internada no Hospital St. Luke's, em Tóquio, no dia 3 de março, após sofrer um derrame cerebral e pneumonia por aspiração.
Inicialmente, ela foi tratada na UTI, mas foi transferida para um quarto privativo cerca de 10 dias depois, após observar-se uma recuperação significativa nos movimentos de sua mão e perna direita, além de uma melhora na pneumonia.
No entanto, a princesa precisou retornar à UTI por mais de três semanas até o início de setembro, devido a um quadro de pneumonia leve. Recentemente, ela estava em recuperação em um quarto privativo.
Na última sexta-feira, a Agência da Casa Imperial anunciou que o estado de saúde da princesa havia se deteriorado devido ao agravamento das funções orgânicas.
A princesa foi casada por 75 anos com o Príncipe Mikasa, que faleceu em 2016.
Ela completou 101 anos no dia 4 de junho, tornando-se a pessoa de maior idade na história da Família Imperial desde a Era Meiji, que teve início no final do século XIX.
De acordo com os costumes da família imperial, uma série de ritos de despedida será realizada para a princesa. O serviço fúnebre, conhecido como "Renso-no-gi", ocorrerá no Cemitério Toshimagaoka, localizado no bairro Bunkyo, em Tóquio, no dia 26 de novembro.