A gigante japonesa de cosméticos Shiseido anunciou que se concentrará em suas marcas principais nos próximos dois anos fiscais, como parte de um plano para recuperar seus negócios.
As vendas fracas na China e em lojas duty-free, tanto no Japão quanto no exterior, impactaram negativamente os resultados da empresa. O lucro líquido do grupo de janeiro a setembro deste ano caiu mais de 96% em comparação com o mesmo período do ano passado.
O presidente e COO Fujiwara Kentaro apresentou o plano de ação da empresa para 2025-2026 em uma coletiva de imprensa na sexta-feira.
Ele afirmou que as reformas estruturais planejadas pela Shiseido incluem a suspensão de contratações em todo o mundo para reduzir custos com pessoal. A empresa também pretende revisar a rentabilidade e o potencial de crescimento de cada marca, considerando a possibilidade de retirar ou reduzir a operação de algumas delas.
No que diz respeito aos negócios na China, a empresa tem enfrentado dificuldades devido à desaceleração econômica. A Shiseido pretende reconstruir rapidamente sua base no país, concentrando-se em marcas de luxo.
A fabricante de cosméticos já fechou algumas de suas lojas e escritórios na China. Fujiwara destacou que a empresa não pode ser otimista, pois o mercado chinês atingiu um nível de maturação, e os consumidores estão cada vez mais preocupados com o orçamento.
Ele acrescentou que a empresa focará investimentos em marcas com alta rentabilidade para recuperar participação de mercado.