O ministro da Defesa do Japão, Nakatani Gen, informou ao governador de Okinawa, Tamaki Denny, que a transferência inicial de fuzileiros navais dos Estados Unidos de Okinawa para Guam já começou.
No sábado, o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA anunciou que cerca de 100 membros de apoio logístico iniciaram a mudança para Guam. Esta transferência faz parte de um acordo assinado em 2006 entre os governos do Japão e dos Estados Unidos.
O plano prevê a realocação de mais de 4.000 fuzileiros e suas famílias para Guam, como parte de um esforço maior que contempla mover cerca de 9.000 militares de Okinawa para Guam e o Havaí.
Nakatani destacou que este programa é "extremamente importante" e será realizado em cooperação com os EUA. Enquanto isso, o governador Tamaki pediu um cronograma claro e solicitou a transferência de todos os treinamentos militares para fora de Okinawa.
O Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA disse que essa é a "primeira fase" da transferência, reforçando a aliança Japão-EUA e ao mesmo tempo aliviando o impacto sobre as comunidades locais.