Uma falha de energia deixou um trem-bala Shinkansen com cerca de 260 passageiros a bordo, parado no norte do Japão por cerca de quatro horas durante a noite. O sistema de aquecimento e as fontes de energia dos vagões também foram interrompidos. A operadora informou que não seria possível retomar a operação do trem antes das 10h de segunda-feira.
A empresa East Japan Railway (JR East) informou que o trem Komachi No. 43 estava viajando de Tóquio para a Estação Akita quando parou entre as estações Kakunodate e Omagari, na província de Akita, por volta das 22h35 de domingo, devido à falha de energia. Não há registros de problemas de saúde entre os passageiros até o momento.
A JR East providenciou o transporte dos passageiros até a estação Omagari por táxis. Um dos passageiros comentou: "O aquecedor estava funcionando no começo, mas logo foi ficando frio. Os banheiros ficaram inutilizáveis. Nunca aconteceu algo assim antes, então fiquei surpreso."
A interrupção nos serviços causou suspensões em outras linhas. O tráfego do Shinkansen na linha Akita foi interrompido entre as estações Morioka e Akita.
A JR East afirmou que acredita que a falha de energia foi provocada após um pantógrafo de um trem da linha convencional ter atingido algo. A empresa está investigando a causa do incidente e trabalhando para restaurar as operações o mais rápido possível.