Suzuki Osamu, presidente e chairman da Suzuki Motor por mais de 40 anos, faleceu aos 94 anos.
Suzuki ingressou na montadora em 1958, como genro do segundo presidente da empresa. Foi nomeado presidente em 1978 e, no ano seguinte, obteve um grande sucesso com o mini-veículo Alto. O carro era vendido por menos de meio milhão de ienes, ou cerca de 3.000 dólares na taxa de câmbio atual.
Sob sua liderança, a Suzuki Motor expandiu ativamente para o mercado internacional. Começou a produzir carros na Índia em 1983 e, eventualmente, conquistou a maior fatia do mercado do país.
Suzuki mostrou suas habilidades de gestão ao se tornar chairman em 2000.
As vendas anuais da empresa cresceram cerca de 10 vezes em comparação com o momento em que Suzuki se tornou presidente, ultrapassando 3 trilhões de ienes, ou cerca de 19 bilhões de dólares.
Como parte de sua estratégia para sobreviver à intensa concorrência, a Suzuki Motor formou parcerias no passado com grandes montadoras globais como a General Motors e a Volkswagen.
Em 2017, a empresa firmou uma parceria comercial com a Toyota, que se transformou em uma parceria de capital dois anos depois. A aliança visava responder à crescente demanda por veículos elétricos.
Suzuki, como chairman, continuou a participar ativamente da gestão e das decisões da montadora. Ele era popular por sua personalidade franca e descontraída.
Suzuki se aposentou como chairman em junho de 2021 e assumiu o cargo de conselheiro sênior. Ele faleceu de linfoma maligno na quarta-feira.