Um trem-bala Shinkansen, que ficou parado por 12 horas desde a noite de domingo na província de Akita devido a uma falha de energia, já está em funcionamento novamente. A operadora informou que o incidente, ocorrido durante a alta temporada de tráfego, afetou mais de 3.600 pessoas.
A companhia ferroviária East Japan Railway informou que o trem Komachi No. 43, que percorre o nordeste do Japão, estava com cerca de 260 passageiros a bordo quando parou por volta das 22h35 de domingo, devido à falha no fornecimento de energia e aquecimento.
A empresa providenciou táxis para levar os passageiros a estações locais. Não foram registrados problemas de saúde entre os passageiros.
Um dos passageiros comentou: "O aquecedor funcionou no início, mas foi ficando cada vez mais frio. Os banheiros ficaram fora de uso. Nunca aconteceu algo assim antes, então fiquei surpreso."
O trem Shinkansen seguinte, o Komachi No. 45, também parou na província de Akita, mas não foi afetado pela falha de energia. Sua eletricidade e aquecimento estavam funcionando normalmente, e os passageiros permaneceram dentro do trem.
No total, 14 trens foram cancelados devido ao problema. No entanto, a operadora informou que os serviços do Shinkansen estão agora funcionando normalmente desde a retomada por volta das 10h30 da manhã.