Uma empresa de cibersegurança identificou ataques de negação de serviço distribuída (DDoS) contra 46 empresas e organizações no Japão.
Grandes empresas, como Japan Airlines, MUFG Bank e NTT Docomo, foram alvo desses ciberataques desde o final de dezembro. As empresas relataram falhas em seus sistemas e dificuldades no acesso aos seus sites.
Os ataques DDoS consistem no envio de grandes quantidades de dados para sites ou servidores, com o objetivo de fazer com que eles falhem.
A Trend Micro, empresa de cibersegurança, identificou e analisou redes chamadas botnets, que provavelmente foram usadas nos ataques.
Entre 27 de dezembro e 9 de janeiro, 46 empresas no Japão foram atacadas. Esses alvos eram de setores diversos, como corretagem, seguros e transportes. Empresas de outros países, incluindo os Estados Unidos, também foram atingidas.
Okamoto Katsuyuki, da Trend Micro, acredita que os ataques podem fazer parte de uma campanha maior. Embora seja difícil determinar seu propósito exato, ele acredita que os ataques possam ter sido realizados para vigilância, como preparação para um ataque mais intenso no futuro.