As autoridades japonesas pediram à população que fique atenta a possíveis tremores fortes na próxima semana, depois que um terremoto de magnitude 6,6 atingiu a costa da Prefeitura de Miyazaki, no sul do Japão, na noite de segunda-feira.
O tsunami chegou a algumas áreas das prefeituras de Miyazaki e Kochi, mas o alerta de tsunami foi retirado mais tarde. O terremoto aconteceu no mar de Hyuganada, com epicentro a 36 quilômetros de profundidade. Nas regiões mais afetadas, o tremor teve intensidade 5, em uma escala japonesa que vai de 0 a 7.
Em Miyazaki, o terremoto causou alguns danos, como uma janela quebrada na estação de trem e garrafas derrubadas em uma loja. A Agência Meteorológica do Japão inicialmente emitiu um aviso de tsunami, mas o retirou depois que foram registrados tsunamis de 20 centímetros em Miyazaki e 10 centímetros em Kochi.
A usina nuclear de Sendai, na Prefeitura de Kagoshima, não apresentou anomalias, e os níveis de radiação continuam normais. Além disso, alguns trens locais em Miyazaki suspenderam as operações, enquanto o trem-bala Kyushu Shinkansen está funcionando com velocidade reduzida.
O especialista Yamashita Yusuke, da Universidade de Kyoto, afirmou que o tremor pode ter ocorrido em uma área onde as placas tectônicas se encontram. Ele lembrou que o tremor aconteceu perto da região afetada por um terremoto de magnitude 7,1 em agosto do ano passado.
Yamashita disse que o impacto do tremor de segunda-feira sobre um possível mega-terremoto na Fossa de Nankai é pequeno. A energia liberada foi cerca de metade da energia do terremoto de agosto. No entanto, ele alertou para a possibilidade de tremores de grande magnitude, já que o último tremor teve magnitude próxima de 7.
A Agência Meteorológica do Japão afirmou que o tremor faz parte de uma atividade sísmica contínua na região e que mais tremores fortes podem ocorrer na próxima semana. Na terça-feira, a agência, junto com a Autoridade de Informação Geoespacial do Japão, informou que o terremoto aconteceu perto da borda ocidental de uma área onde um grande terremoto na Fossa de Nankai pode ocorrer. Um evento como esse poderia afetar uma vasta área ao longo da costa do Pacífico, do centro ao oeste do Japão.
O tremor de segunda-feira ocorreu 20 a 30 quilômetros a oeste do local onde o terremoto de 7,1 aconteceu em agosto, e as autoridades afirmam que ele faz parte de uma atividade sísmica contínua na região.
As autoridades pedem que a população esteja ciente de que um grande terremoto pode ocorrer a qualquer momento ao longo da Fossa de Nankai.