A neve segue caindo nas regiões ao longo do Mar do Japão. Embora o acúmulo rápido de neve esteja desacelerando, as autoridades continuam alertando sobre nevascas e problemas no tráfego.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, um padrão de pressão invernal e uma forte massa de ar frio causaram a grande quantidade de neve, e as condições estão piorando nas regiões leste e norte do país.
Até as 11h de sexta-feira, 10 de janeiro, a Vila Ohkura, na Prefeitura de Yamagata, tinha acumulado 1,99 metros de neve. A cidade de Uonuma, em Niigata, registrou 1,94 metros, e a Vila Shirakawa, em Gifu, chegou a 1,84 metros.
Em algumas dessas áreas, a quantidade de neve é mais que o dobro do esperado para essa época do ano.
Na cidade de Toyooka, em Hyogo, um carro caiu em um rio à beira da estrada na noite de quinta-feira. O motorista ficou inconsciente e em estado grave. A polícia investiga o acidente e acredita que o carro tenha patinado devido à neve.
A East Japan Railway Company suspendeu os serviços da linha Yamagata Shinkansen na manhã de sexta-feira, mas eles já foram retomados.
Algumas rodovias expressas e estradas nacionais estão fechadas.
A previsão é de mais neve forte, especialmente ao longo do Mar do Japão, do norte ao oeste do Japão, até a manhã de sábado.
As autoridades pedem que a população se mantenha atenta a interrupções no tráfego, ventos fortes, altas ondas, avalanches e quedas de energia.