Atualidade

A pessoa mais velha do mundo, Tomiko Itooka, morre aos 116 anos.

Data de Publicação: 04/01/2025

Autor: Notícias da Internet

A pessoa mais velha do mundo, Tomiko Itooka, morre aos 116 anos.

A japonesa Tomiko Itooka, reconhecida como a pessoa mais velha do mundo pelo Guinness World Records, faleceu aos 116 anos.

Ela morreu em um asilo na cidade de Ashiya, na Prefeitura de Hyogo, segundo as autoridades locais. Tomiko se tornou a pessoa mais velha do mundo após a morte de Maria Branyas Morera, da Espanha, em agosto de 2024, aos 117 anos.

O prefeito de Ashiya, Ryosuke Takashima, de 27 anos, expressou em um comunicado: "A Sra. Itooka nos deu coragem e esperança através de sua longa vida".

Tomiko nasceu em maio de 1908, seis anos antes da Primeira Guerra Mundial e no mesmo ano em que o carro Ford Model T foi lançado nos Estados Unidos. Ela foi oficialmente reconhecida como a pessoa mais velha do mundo em setembro de 2024 e recebeu o certificado do Guinness durante o Dia do Respeito aos Idosos, um feriado público japonês dedicado aos cidadãos mais velhos.

Ao longo da sua vida, Itooka passou por guerras, pandemias e inovações tecnológicas. Quando jovem, praticava vôlei e chegou a escalar duas vezes o Monte Ontake, com 3.067 metros de altura.

Na velhice, ela gostava de bananas e de Calpis, uma bebida láctea popular no Japão, conforme informado pelo prefeito. Tomiko se casou aos 20 anos e teve dois filhos e duas filhas. Durante a Segunda Guerra Mundial, gerenciou o escritório da fábrica de tecidos de seu marido. Após a morte dele, em 1979, viveu sozinha em Nara.

Ela deixa um filho, uma filha e cinco netos. Um funeral foi realizado com a presença de familiares e amigos.

Em setembro de 2024, o Japão registrava mais de 95.000 pessoas com 100 anos ou mais, sendo 88% delas mulheres. Quase um terço da população japonesa, de 124 milhões, tem 65 anos ou mais.

Agora, a freira brasileira Inah Canabarro Lucas, nascida 16 dias depois de Itooka e também com 116 anos, é considerada a pessoa mais velha do mundo.

Palavras-chave: Tomiko Itooka, pessoa mais velha do mundo, Guinness World Records, morte aos 116 anos, Japão, longevidade, Maria Branyas Morera, vida longa, Ashiya, idosos, Calpis, Monte Ontake, recorde de idade