A massa de ar mais fria da temporada está provocando uma intensa queda de neve em diversas regiões, especialmente ao longo da costa do Mar do Japão.
Espera-se uma rápida acumulação de neve nas regiões de Hokuriku e na província de Niigata, além da parte sul da região de Tohoku, onde se formará uma zona de convergência de ar polar do Mar do Japão (JPCZ).
Entre as 6h e 11h da quarta-feira, o acúmulo de neve atingiu 20 centímetros em Minamiaizu, na província de Fukushima, e 19 centímetros no distrito de Inotani, em Toyama.
Até as 11h da quarta-feira, a cidade de Toyama registrou uma profundidade de neve de 51 centímetros, a maior deste inverno. Esta foi a primeira vez desde 2022 que a cidade registrou mais de 50 centímetros de neve.
Nas 24 horas seguintes, até o meio-dia de quinta-feira, espera-se que caia até 100 centímetros de neve nas regiões de Tohoku e Niigata, 80 centímetros em Hokuriku e 70 centímetros na província de Gifu.
Além disso, a previsão é de até 60 centímetros na região de Kinki, 50 centímetros em Hokkaido e Chugoku, 40 centímetros nas regiões de Kanto-Koshin e Shikoku, e 15 centímetros em Kyushu.
A previsão também inclui ventos fortes acompanhados de neve intensa ao longo da costa do Mar do Japão, no norte e no leste do Japão.
A Agência Meteorológica alertou sobre os possíveis impactos, incluindo interrupções no trânsito, condições de ventos fortes com nevascas, ondas altas, quedas de energia, árvores derrubadas e risco de avalanches.