O governo da província de Saitama, ao norte de Tóquio, suspendeu, a partir de quarta-feira ao meio-dia, o pedido para que os residentes reduzissem o despejo de águas residuais.
Esse pedido havia sido feito após um caminhão cair em uma enorme cratera em um movimentado cruzamento na cidade de Yashio, na província de Saitama, no dia 28 de janeiro. A solicitação estava em vigor desde essa data nas 12 cidades e vilarejos afetados.
A medida foi adotada para reduzir o fluxo de águas residuais nos canos de esgoto danificados perto da cratera e para ajudar no resgate do motorista do caminhão.
Em Yashio, o governo municipal anunciou a suspensão do pedido por meio de seu sistema de rádio de alerta a desastres. Agradeceu aos cidadãos pela cooperação.
Uma mulher de 70 e poucos anos expressou gratidão pela suspensão do pedido. Ela disse que havia reduzido as atividades como lavar roupas e tomar banho. Ela acrescentou que deseja limpar sua casa e fazer a lavanderia em breve.
Outras pessoas informaram que reduziram o consumo de água usando copos de papel e tomando menos banhos. No entanto, elas expressaram preocupação com o motorista do caminhão, que ainda está desaparecido.
Fonte:NHK