Os preços de alimentos e bebidas no Japão estão subindo rapidamente, impulsionados pelo aumento dos custos das matérias-primas.
Uma pesquisa realizada pela empresa privada Teikoku Databank, que entrevistou quase 200 grandes fabricantes nacionais de alimentos e bebidas, revelou que os preços de 2.343 itens serão aumentados em março.
Desses itens, 1.381 (cerca de 60%) pertencem à categoria de alimentos processados, como alimentos congelados. Outros 534 (aproximadamente 23%) são bebidas alcoólicas e não alcoólicas, incluindo refrigerantes e café. E 284 (cerca de 12%) são laticínios, como queijo e iogurte.
A Teikoku Databank afirma que os produtores estão repassando os aumentos no custo dos ingredientes. Além disso, custos mais altos com logística e pessoal também estão contribuindo para o aumento dos preços.
Até agora, em 2025, os fabricantes de alimentos e bebidas já anunciaram aumentos de preços para quase 10.800 itens. A pesquisa destaca que essa marca foi alcançada quatro meses antes do que no ano passado, indicando uma aceleração da inflação.
Fonte: NHK