A Expo Mundial 2025 teve início na cidade de Osaka, no Japão, neste domingo, com a participação de 158 países e regiões.
A exposição está sendo realizada em Yumeshima, uma ilha artificial na cidade.
"Unidade na Diversidade"
A Expo apresenta a maior estrutura arquitetônica de madeira do mundo, o "Grande Anel", que mede cerca de 2 quilômetros de circunferência.
Os pavilhões dos países participantes estão localizados dentro dessa estrutura. O Grande Anel expressa o conceito da Expo: "Unidade na Diversidade".
As exposições incluem um coração artificial em miniatura feito com células iPS, os modelos mais recentes de androides e "carros voadores", com três grupos realizando demonstrações de voo.
Nações, regiões e organizações participantes terão um "Dia Nacional" designado, oferecendo a oportunidade para realizar cerimônias e eventos culturais de cada país.
Países em conflito, como Ucrânia e Palestina, também estão participando da Expo.
Os organizadores esperam mais de 28 milhões de visitantes até outubro, com mais de 140 mil pessoas presentes no dia de abertura.
Alguns países adiaram temporariamente sua abertura para concluir os preparativos. As atualizações mais recentes sobre a Expo estarão disponíveis no site oficial.
Cerimônia de abertura no sábado
A cerimônia de abertura da Expo Mundial 2025, com o tema "Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas", foi realizada em Osaka no sábado.
Estiveram presentes o Imperador Naruhito, a Imperatriz Masako, o Príncipe Herdeiro Akishino e a Princesa Kiko, além de cerca de 1.300 pessoas, incluindo o Primeiro-Ministro Ishiba Shigeru e representantes dos países participantes.
O Imperador Naruhito declarou:
"É minha sincera esperança que a Expo 2025 Osaka, Kansai, Japão sirva como uma oportunidade para que as pessoas ao redor do mundo respeitem não apenas suas próprias vidas, mas também a vida das pessoas ao seu redor e as diversas formas de vida que existem na natureza, e que se sintam inspiradas a trabalhar juntas para criar um futuro sustentável."
O Príncipe Herdeiro Akishino, presidente honorário do evento, ativou simbolicamente uma tela, onde foi exibido um vídeo de uma fanfarra no Grande Anel.
O Primeiro-Ministro Ishiba Shigeru disse:
"O mundo enfrenta atualmente várias crises de ‘divisão’. Em tempos como este, acredito que é extremamente significativo que pessoas de todo o mundo se reúnam para discutir o tema da ‘vida’ e entrar em contato com tecnologias de ponta, formas diversas de pensar e culturas."
Estudantes do ensino médio da província de Osaka carregaram bandeiras dos países participantes e de organizações internacionais durante o desfile.
Também houve apresentações tradicionais de kabuki e tambores japoneses.
Fonte: NHK