Grande parte do Japão enfrentou um calor escaldante neste sábado, com temperaturas ultrapassando os 35 °C, especialmente nas regiões oeste do país.
A previsão é de que o tempo quente continue no domingo, o que levou à emissão de alertas para risco de insolação.
A Agência Meteorológica informou que um sistema de alta pressão predominou sobre vastas áreas do oeste ao norte do Japão.
Foi registrada temperatura máxima de 36,4 °C na cidade de Akiota, província de Hiroshima. Em Tóquio, os termômetros marcaram 33,8 °C, e em Osaka, 33,5 °C.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Tóquio, até as 21h de sábado, 43 pessoas com idades entre 10 e 99 anos foram levadas ao hospital com sintomas de insolação.
As temperaturas devem permanecer elevadas principalmente das regiões de Kinki a Kyushu, no oeste. Em algumas áreas, as mínimas não devem ficar abaixo de 25 °C durante a noite.
Outro dia escaldante é previsto para domingo.
A cidade de Kurume, em Fukuoka, pode registrar 37 °C. Saga, Yamaguchi, Okayama, Kyoto e Kumagaya devem atingir 36 °C, enquanto Kumamoto, Takamatsu, Osaka e Fukushima devem ter máximas de 35 °C.
Alertas de insolação foram emitidos para as províncias de Shimane, Tokushima, Kochi, Fukuoka, Oita, Nagasaki, Kumamoto e Kagoshima (exceto a região de Amami), além das regiões da ilha principal de Okinawa e Yaeyama.
A expectativa é de que o calor continue ao longo do próximo mês.
As autoridades recomendam o uso de ar-condicionado, hidratação com água e sais minerais, além de pausas frequentes durante atividades ao ar livre.