Atualidade

Japão endurece regras para estrangeiros

Data de Publicação: 03/11/2025

Autor: Notícias da Internet

Japão endurece regras para estrangeiros

O governo do Japão está planejando medidas mais rígidas para estrangeiros que atrasarem pagamentos do seguro de saúde ou da previdência social. Quem não cumprir os pedidos de pagamento, em geral, não poderá alterar ou renovar o visto de residência.

O Ministério da Previdência Social e a Agência de Imigração vão começar a usar os registros de pagamento como parte da análise de solicitações de residência. A mudança deve começar em junho de 2027.

Estrangeiros que moram no Japão por três meses ou mais são obrigados a participar dos programas nacionais de previdência e seguro de saúde.

Segundo o ministério, os pagamentos de previdência dos estrangeiros no ano fiscal até março de 2025 foram de 49,7% do total devido.

Uma pesquisa com 150 governos locais mostrou que, em média, os estrangeiros pagaram 63% dos prêmios do seguro de saúde até o fim do ano passado.

Também há casos de pessoas que deixaram o Japão com pagamentos de seguro em atraso, mesmo tendo utilizado serviços médicos.

O ministério planeja ainda permitir que quem se muda para o Japão pague o seguro de saúde antecipadamente em parcela única, a partir de abril do próximo ano.

Palavras-chave: Japão, estrangeiros, seguro de saúde, previdência social, atraso pagamento, imigração Japão, visto de residência, pagamento antecipado, medidas governo Japão