O iene passou por uma forte oscilação em relação ao dólar na terça-feira, após as recentes declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre tarifas.
Durante o pregão em Tóquio, a moeda japonesa caiu brevemente depois que Trump afirmou estar considerando uma tarifa de 25% sobre as importações do Canadá e do México, com possível implementação a partir de 1º de fevereiro.
O presidente não mencionou tarifas em seu discurso inaugural na segunda-feira, o que levou os investidores a vender o dólar e comprar o iene. Como resultado, a moeda japonesa se fortaleceu, alcançando a faixa superior de 154.
Porém, a ameaça de novas tarifas causou uma nova rodada de compras de dólares, e o iene enfraqueceu para a faixa inferior de 156.
Em seguida, o iene começou a se recuperar, com investidores percebendo que Trump não mencionou o Japão.
Na Bolsa de Valores de Tóquio, ações de montadoras e outros exportadores caíram, devido à preocupação com a política comercial dos EUA.
Analistas afirmam que os mercados de câmbio e ações devem continuar voláteis, à medida que as incertezas aumentam devido às declarações de Trump.