Economia

Ishiba quer fim de tarifas dos EUA

Data de Publicação: 13/04/2025

Autor: Notícias da Internet

Ishiba quer fim de tarifas dos EUA

O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, prometeu convencer os Estados Unidos de que as medidas tarifárias recentemente introduzidas não trarão benefícios à sua indústria, embora reconheça que as negociações levarão algum tempo.

Ishiba se reuniu no domingo com empresários do setor de fabricação de motocicletas e peças em Kobe, no oeste do Japão. Ele ouviu relatos sobre o impacto das tarifas dos EUA na produção dessas empresas.

Ele explicou que seu governo está pedindo ao presidente Donald Trump que revogue as medidas tarifárias, mas ressaltou que as negociações levarão tempo.

Ishiba destacou que o Japão tem sido o maior investidor mundial nos Estados Unidos e que criou mais empregos lá do que qualquer outro país.

Ele prometeu que o Japão continuará negociando para convencer o governo norte-americano de que medidas tarifárias nunca são apropriadas para fortalecer a indústria do país.

Sobre o apoio às indústrias japonesas, Ishiba afirmou que o governo tomará as medidas adequadas, refletindo devidamente as opiniões dos fabricantes. Acrescentou ainda que o governo trabalhará em conjunto com os partidos da base governista e também ouvirá os partidos de oposição, a fim de tomar as medidas mais apropriadas.

Após o encontro, Ishiba disse a repórteres que o governo responderá de forma rápida e adequada às necessidades das empresas, incluindo apoio para aliviar a situação apertada de fluxo de caixa, levando em consideração as opiniões dos líderes empresariais.

Ele também afirmou que o Japão fará um apelo não apenas ao presidente dos EUA, mas também a governadores estaduais e a diversas outras figuras políticas, para que revisem as medidas tarifárias.

Palavras-chave: Japão, Ishiba, tarifas EUA, Donald Trump, indústria japonesa, exportações, investimentos, economia, política externa