O Ministro da Revitalização Econômica do Japão, Akazawa Ryosei, está se preparando para conversas com autoridades dos Estados Unidos para negociar a revisão das medidas tarifárias anunciadas pela administração do presidente Donald Trump.
Akazawa planeja uma visita de três dias a Washington a partir de quarta-feira para suas primeiras conversas com o Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e com o Representante de Comércio, Jamieson Greer.
Akazawa co-lidera uma força-tarefa tarifária recém-criada na sexta-feira pelo governo japonês, juntamente com o Chefe do Gabinete, Hayashi Yoshimasa.
O Primeiro-Ministro Ishiba Shigeru expressou sua intenção de estabelecer uma abordagem integrada de todo o Japão, envolvendo ministérios e agências, para as negociações com os EUA, além de tomar as medidas necessárias para proteger as indústrias nacionais.
Na primeira rodada de negociações, Akazawa planeja explicar como o Japão contribui para a economia e o emprego dos EUA por meio de grandes investimentos, na esperança de estabelecer um diálogo construtivo.
Espera-se que ele avalie cuidadosamente quais áreas são negociáveis, ao mesmo tempo em que pedirá a revisão das medidas tarifárias. As áreas consideradas podem incluir a maior abertura do mercado agrícola e a desregulamentação de produtos industriais, demandas constantes por parte dos EUA.
Antes das conversas, Akazawa se reuniu com negociadores experientes em diplomacia econômica para aprender com suas experiências.
Um deles é o ex-Secretário-Geral Motegi Toshimitsu, do Partido Liberal Democrata, que negociou um acordo comercial com os EUA durante o primeiro mandato de Trump.