Encontro entre Chefe de Segurança Nacional do Japão e Ministro das Relações Exteriores da China em Pequim
O NHK apurou que o chefe de segurança nacional do Japão se reunirá com o Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, em Pequim para discutir o recente envio de tropas da Coreia do Norte à Rússia para lutar contra a Ucrânia.
Fontes afirmam que o secretário-geral do Secretariado Nacional de Segurança do Japão, Akiba Takeo, partiu para Pequim no domingo e deve se encontrar com Wang na segunda-feira.
Diz-se que os dois oficiais discutirão como a participação das tropas norte-coreanas na Ucrânia pode impactar o Leste Asiático e as possíveis formas de responder a essa situação.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China indicou na sexta-feira que a China não interferirá nas relações entre a Coreia do Norte e a Rússia. Ele afirmou que são dois Estados soberanos independentes e que o desenvolvimento de suas relações bilaterais é uma questão deles.
Fontes diplomáticas dizem que o governo japonês reconhece a importância de trocar opiniões com a China, uma vez que há especulações de que Pequim está frustrada com o aprofundamento dos laços militares entre a Coreia do Norte e a Rússia.
Akiba e Wang também devem discutir arranjos para a realização de uma cúpula Japão-China.
Fonte: NHK