Japão e Peru firmam acordo para fortalecer cadeias de suprimento de minerais estratégicos
O Japão e o Peru concordaram em cooperar para construir e fortalecer cadeias de suprimento resilientes e confiáveis para minerais estratégicos.
O acordo foi formalizado durante um encontro entre o primeiro-ministro japonês, Ishiba Shigeru, e a presidente peruana, Dina Boluarte, no Palácio Presidencial em Lima, capital do Peru, no último domingo.
Após o encontro, que durou mais de uma hora, os dois líderes divulgaram uma declaração conjunta. O texto ressalta que Japão e Peru compartilham mais de 150 anos de relações diplomáticas e reafirmam seu compromisso com a manutenção e o fortalecimento da ordem internacional baseada no respeito à lei e à liberdade de comércio.
Em um momento de crescente instabilidade geopolítica, com a invasão da Ucrânia pela Rússia e a assertividade crescente da China, a declaração expressa a oposição de ambos os países a qualquer tentativa unilateral de alterar o status quo por força ou coerção, em qualquer parte do mundo.
Além disso, o documento destaca a cooperação dos dois países na melhoria das cadeias de suprimento de bens essenciais, incluindo minerais críticos. O Peru é um dos principais produtores mundiais de cobre e zinco, materiais essenciais para a transição para fontes de energia renovável.
Durante a coletiva de imprensa conjunta, Ishiba declarou que teve uma conversa franca com a presidente Boluarte sobre questões globais urgentes e que concordaram em intensificar a cooperação bilateral. O primeiro-ministro japonês também afirmou que o Japão está interessado em aprofundar suas relações com o Peru, especialmente nas áreas econômicas e estratégicas.